Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O RETRATO (Para Orminda, minha mãe)


Dulcinéa Paraense nasceu em Belém, em 2 de janeiro de 1918. Mais nova de 5 irmãos, perdeu a mãe aos dois anos de idade.



Tenho-te diante de mim, a me fitar, tranquila,
bela, fina,
gravada num presente tão longínquo,
mas viva, neste instante, neste agora.

Tua cabeça aflora
sobre o cálice branco, aberto em renda,
da gola do vestido.

Teu retrato fixou um momento de tua alma
pétala frágil
a se refletir na transparência
das lágrimas represadas em teus olhos claros.

Em ti, nada sabia ou suspeitava
que este seria o “flash” derradeiro,
o último flagrante de teu desencontro
com a glória de viver.

Permaneceste jovem, lúcida, inquieta,
imune à destruidora ação das invernias
sem a marca do tempo a adulterar tua boca
sem os sulcos na face e a flacidez na carne.

Vejo-te assim:
pronta para o futuro e para o sonho. E penso
que inumana inversão transmudou nossas vidas!

Hoje, diante de ti, tão mais velha que estou,
me sinto estranhamente antiga
inundada de amor e de desvelos
no incontido desejo de embalar-te em meus braços,
repetindo as histórias e as cantigas
que te serviam pra acalmar meu pranto
e me fazer dormir
quando era eu, tua filha,
mais jovem do que tu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário