Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O DESTINO DO SILÊNCIO


Eu não queria ser como o gesto que passa
O pensamento criador que não se alcança
A frase que se não materializa

Não quero ser como o futuro
Que um dia passará.

Eu preferia ser aquilo que ainda ninguém pensou
Eu preferia ser a matéria mais bruta,
A que me parecesse a mais irracional.

– Uma pedra perdida em meio de uma estrada deserta
onde todos os viandantes encontrassem o descanso da jornada,
onde todos descarregassem o peso morto dos caminhos.

Onde todas as cabeças dos predestinados
para os longos percursos, repousassem
a canseira dos grandes, dos pesados pensamentos.
Para no fim da vida eu ser a única memória suave do caminho,
aquela que ficou vivendo, cheia de todos os cansaços, na estrada percorrida,
a que pôde guardar o segredo das fraquezas do homem
com o silêncio de todas as fraquezas cumuladas.
A que teve o destino
de ser, na lembrança de todos os viageiros,

– a pedra no caminho...

Belém, Terra Imatura, ano 2, n. 8, abr. 1939

Nenhum comentário:

Postar um comentário